quarta-feira, 12 de maio de 2010

RESILIÊNCIA

Querido amigo e irmão,

Pode ser que você já tenha ouvido falar e até tenha lido algo sobre esse termo, muito utilizado atualmente no mundo corporativo mas, eu gostaria de comentar aqui também e dizer que, depois que aprendi esse conceito, pude aplicá-lo em muitas situações de minha vida secular e até mesmo cristã, têm sido muito útil pra mim e penso que poderá ser para você também.

Trata-se da “Resiliência”.

Segundo o “Dicionário Online de Português”, resiliência, no sentido da Física, é definida como “Propriedade de um material de recuperar a sua forma ou posição original após sofrer choque ou deformação” e ainda em um sentido de figura é definida como “O poder de recuperação ou a capacidade de superar, de se recuperar de adversidades”.

Acho muito interessante que as empresas e gestores de pessoas, tenham se interessado por esse termo, que já se tornou uma qualidade e também uma característica tão procurada para contratação de profissionais, e que também é estudada como característica da personalidade por profissionais da área da saúde, tamanha a sua importância no comportamento humano.

De um modo mais simples, usarei o exemplo que ouvi uma vez na universidade, no qual uma esponja comum, foi o objeto encontrado como o mais apropriado para demonstrar o que vinha a ser “Resiliência”. A esponja pode ser amassada, apertada e pisoteada mas logo em seguida, retorna a sua forma original. Pode estar encharcada, mas quando espremida, retorna ao seu peso original...

Esse é o termo que eu aprendi e que também me lembro quando enfrento uma adversidade e sendo assim, gostaria de te perguntar: Quantas vezes você ouviu algo de alguém, que te deixou deprimido? Quantas vezes você enfrentou situações onde pensou que tudo estava acabado? Quantas vezes você se sentiu cansado de lutar por seus objetivos? Você também já deve ter tido perdas, todos nós temos...

Mas nosso Soberano Deus nos lembra em 2 Coríntios 4:8 que “Muitas vezes ficamos aflitos, mas não somos derrotados. Algumas vezes ficamos em dúvida mas nunca ficamos desesperados”. Nos promete também no livro de Isaías 40:29 que “Aos cansados Ele dá novas forças e enche de energia os fracos”.

Então gostaria de deixar essa palavra para você. Quando sofrer qualquer tipo de opressão, tristeza, desânimo ou fraqueza proporcionados por alguém ou por algum incidente, seja resiliente e nunca deixe de lutar, lembre-se das promessas do nosso Deus e não permita que nada deixe sua mente ou seu coração deformados.

Que Deus nos abençoe e nos ajude!

2 comentários:

  1. ESPERAR EM DEUS.
    Esperar em Deus é confiar plenamente que a nossa vida está em suas mãos. Significa dizer a Deus: Tu és minha ajuda, Tu és a minha única esperança.
    Aos nossos próprios olhos, somos incapazes de nos manter de pé nas situações críticas da vida. Mas, aos olhos de Deus, não somente somos renovados em nossas forças, como Ele nos coloca em posições muito além daquelas com as quais poderíamos sonhar. Para descansarmos, enquanto alcançamos vôos mais altos!
    Não desista jamais! Creia! Pois será através da tua fé que você contemplará o mover de Deus em tua vida!

    "Espera no Senhor, anima-te, e ele
    fortalecerá o teu coração; espera,
    pois, no Senhor" Sl 27:14

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Sérgio! Que Deus continue te abençoando e te inspirando!

    ResponderExcluir